TRATAMENTO DO REFLUXO POR ENDOSCOPIA
O método Stretta é um procedimento pouco invasivo, guiado por endoscopia, utilizado para tratamento da doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) nos casos onde existe falha ou pouco resultado nos tratamentos medicamentosos e em pacientes que não desejam realizar a cirurgia antirrefluxo.
Ele proporciona melhora dos sintomas e possibilita que a maioria dos pacientes possa evitar o uso de medicamentos bloqueadores do ácido (IBPs).
Stretta é um procedimento endoscópico, que dura cerca de 40 minutos, e é feito de forma ambulatorial, permitindo que os pacientes retornem para casa em torno de 1 hora após finalizado o procedimento e às atividades normais no dia seguinte.
O sistema Stretta aplica a energia de radiofrequência (RF) no músculo esfíncter esofageano inferior, situado entre o estômago e o esôfago, através de uma sonda específica. Esse estimulo da RF promove hipertrofia (crescimento) do tecido muscular, resultando em melhora significante do seu funcionamento e da sua função de barreira antirreflluxo. Seu objetivo é tratar o refluxo sem a realização de uma cirurgia.
Indicações para o Stretta (Perfil do paciente)
– Baixa resposta ou resposta incompleta ao uso dos medicamentos IBPs;
– Desejo de evitar o uso contínuo dos IBPs e seus potenciais efeitos colaterais;
– Evitar uma cirurgia antirrefluxo;
– DRGE não erosiva (que sabidamente tem piora resposta com a cirurgia);
– Presená de sintomas respiratórios da DRGE;
– Retorno do refluxo após a cirurgia antirrefluxo;
– DRGE após as cirurgias bariátricas
Resultados
Stretta mostrou-se eficaz em mais de 40 estudos clínicos e 25.000 procedimentos realizados em todo mundo. Estudos mostram que os pacientes apresentam melhora significativa dos sintomas, de forma duradoura e sem necessidade do uso de medicações.