O que é a Gastrectomia Vertical (Sleeve)
O Sleeve Gástrico, que representa 50% das cirurgias bariátricas realizadas nos Estados Unidos, é conhecido como Gastrectomia Vertical no Brasil. Procedimento puramente restritivo, consiste na remoção da grande curvatura do estômago, iniciando a partir de 3-4 cm do piloro (saída distal do estômago) até o ângulo de His (formado pela junção do esôfago abdominal e o fundo gástrico), deixando o reservatório novo com formato tubular e alongado de volume entre 150 e 200ml. O paciente perde peso por ingerir menor quantidade de alimentos. Existe redução transitória do hormônio Grelina que também auxilia na perda de peso durante o primeiro ano.
Para quem é recomendado o Sleeve Gástrico
É uma técnica recomendada para pacientes com IMC não tão elevados, comedores de maior quantidade de alimentos (volume) e com pouco consumo de carboidratos; pacientes que não desejam usar suplementos vitamínicos ã longo prazo no pós-operatório e aqueles que têm necessidade de monitorização gástrica no pós-operatório.
Vantagens do Sleeve Gástrico
– Procedimento um pouco mais rápido e sem disabsorção intestinal;
– Pode não ser necessário tomar suplementos à longo prazo;
– Pequeno índice de complicações;
– Inexistência da síndrome de “Dumping”.
Desvantagens do Sleeve Gástrico
– Aumento de refluxo gastroesofágico;
– Perda de peso geralmente menor que no Bypass Gástrico (25 a 30% do peso corporal inicial);
– Perda de peso abaixo da esperada, geralmente relacionada à manutenção ou introdução de carboidratos em excesso na dieta. Se isso acontecer, é pode-se complementar com a realização ou conversão para outra técnica.