Balão Gástrico Deglutível

Home/Balão Gástrico Deglutível
Balão Gástrico Deglutível 2022-02-08T08:56:48-03:00

É um novo modelo de balão gástrico que é colocado sem cirurgia, sem anestesia, sem recurso da endoscopia.

O balão ocupa espaço no estômago e promove uma sensação de saciedade precoce e o esvaziamento do estômago fica mais lento. Isto reduz a quantidade de alimentos ingeridos e auxilia na perda de peso.

Trata-se de uma das maiores inovações tecnológicas e já está disponível no Brasil, sendo uma técnica moderna e menos invasiva para tratar a obesidade e sobrepeso.

Balão Gástrico Deglutível

Como funciona?

O balão deglutível é uma cápsula em forma de pílula, com tamanho similar ao de um comprimido grande, que é ingerido junto com água. O procedimento tem duração de 15 a 20 minutos e é realizado por médicos treinados e especializados na técnica.

Após a deglutição da cápsula com o balão, faz-se um RX para verificação da posição dele dentro do estômago. Com o balão posicionado, realizamos o seu enchimento, através de um tubo muito fino, até o volume de 550 ml. E ao final, um novo RX é feito para a confirmação do posicionamento do balão e o tubo é tracionado até sua saída.

Após cerca de 16 semanas no estômago, a válvula biodegradável se desfaz e o esvaziamento ocorre, permitindo que o balão se esvazie e seja evacuado naturalmente através do sistema digestivo com saída nas fezes.

Para quem está indicado?

– Pacientes com sobrepeso (IMC ≥25) que já tentaram várias dietas sem sucesso ou com fatores de risco associados;

– Pacientes com obesidade (IMC≥ 30).

O que vou sentir após a colocação do balão?

Os sintomas são similares aos vistos nos demais tipos de balões gástricos.

São sintomas como cólicas, náuseas e vômitos são geralmente presentes nos primeiros 3 dias.

Apoio constante

Além do uso do balão, o paciente é beneficiado com o Programa Allurion®. Esse programa fornece uma balança e um smartwatch (relógio inteligente) conectado ao App exclusivo que permite a nossa equipe acompanhar a evolução da perda de peso e outros dados de saúde. Esse apoio auxilia na mudança de hábitos alimentares, no comportamento e melhora no estilo de vida.

Qual a perda de peso esperada?

Em apenas 16 semanas, os pacientes perdem uma média de 10 a 15 % de peso corporal inicial.

Vantagens:

– Método sem anestesia, sedação ou endoscopia e sem incisões abdominais (pois não é uma cirurgia);

– Ambulatorial e rápido: o paciente faz a colocação e retorna para casa em 20 min;

– Resultados superiores aos tratamentos dietéticos e medicamentosos, mas a associação de tratamentos aumenta o resultado de perda de peso;

– Bons resultados quando associado a acompanhamento multidisciplinar, dieta e atividades físicas;

E após saída do balão?

Após a evacuação do balão vazio, o paciente continuará recebendo todo o apoio para ajudar a manter os seus hábitos e estilo de vida saudáveis.

Um estudo clínico com 95 pacientes revelou que 72% da perda de peso média conseguida nestes pacientes foi mantida durante os 12 meses de acompanhamento durante este estudo.

× (41) 99125 9250